42

Normas

104

Projetos

593

Indicações

24

Requerimentos

39

Moções

173

Notícias

919

Vídeos

150

Informações

Carregando...

André Furlan Meirinho nasceu em 22 de junho de 1983, na cidade de Concórdia, Santa Catarina, e sua família paterna está relacionada às origens de Balneário Camboriú. Funcionário do Banco do Brasil, atuou também como diretor da Fundação de Esportes de Balneário Camboriú, de 2009 a 2012, e como secretário da Fazenda, de 2014 a 2015.

Graduado em Administração (Univali), é doutor e mestre em Planejamento Territorial e Desenvolvimento Socioambiental (Udesc), possui pós-graduação em Direito Público Municipal (Univali) e MBA em Desenvolvimento Regional Sustentável (UnB).

Em 2015, ano do Jubileu de Ouro da profissão de administrador no país, foi homenageado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC) como administrador destaque em Balneário Camboriú e, em 2017, como destaque em Administração Pública na região da Foz do Itajaí.

André Meirinho é autor do livro “Santa Catarina e os Megaeventos Esportivos: um estudo a partir da paradiplomacia”, publicado na Alemanha. Em 2017, foi selecionado pela Rede de Ação Política pela Sustentabilidade como um líder RAPS, sendo o único vereador de Santa Catarina com iniciativas no Banco de Boas Práticas da RAPS.

Foi filiado ao Partido Verde (PV) de 2005 a 2011 e filiou-se ao Partido Progressista (PP) em 2011, atualmente denominado Progressistas.

Candidatou-se a vereador em Balneário Camboriú em 2008, ocasião em que recebeu 733 votos, sendo o mais votado da coligação União da Família (PV-PTB). No pleito de 2012, conquistou 860 votos, ficando como segundo suplente da coligação Balneário Camboriú Sustentável (PP-PRB-PPL). Exerceu o mandato legislativo de dezembro de 2015 a março de 2016. Nas eleições municipais de 2016, conquistou uma vaga de vereador titular pelo Progressistas, com 1.247 votos, e exerceu o mandato de 2017 a 2020. Em 2018, disputou as eleições para deputado estadual por Santa Catarina, conquistando 3.533 votos em 118 municípios catarinenses.

Na sua atuação, tanto no Executivo quanto no Legislativo, destacam-se algumas ações e normas, como: a emenda à Lei Orgânica determinando que o prefeito preste contas das promessas de campanha (Plano de Metas); lei do direito à denominação de espaços e eventos públicos como alternativa para que o município aumente sua arrecadação sem onerar a população (Naming Rights); a Lei do Sistema Municipal de Esportes de Balneário Camboriú, com implantação da Bolsa Atleta; a lei para criação em supermercados de pontos coletores de óleo vegetal usado; lei da obrigatoriedade de que a transição de governos ocorra de forma cordial, ética e transparente; a implantação do cartão de pagamento eletrônico para os servidores da Fundação Municipal de Esportes, com controle e transparência dos recursos públicos; a criação do Conselho Municipal de Relações Internacionais e Federativas; lei que proíbe o corte de água durante a pandemia de covid-19; lei que regulamenta os parklets; lei reconhecendo o marco de fundação de Balneário Camboriú; e lei que dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica, objetivando ambientes produtivos e Cidade Inteligente (Smart City); lei do Selo de Acessibilidade; Lei de Segurança Hídrica e Desenvolvimento Sustentável; e lei que institui o programa de adoção de praças públicas, áreas verdes, áreas públicas de esporte, educação, cultura, lazer, mobilidade e afins; Emenda à Lei Orgânica que acrescenta os institutos do plebiscito, referendo e iniciativa popular; entre outras.

Elegeu-se vereador para o período 2021-2024 com 836 votos.